A Calêndula e seus usos medicinais

Posted by admin on October 28, 2016 in Uncategorized | Short Link

A natureza nos ofereceu ao longo do tempo, dezenas de alternativas naturais medicinais para tratar praticamente qualquer desconforto ou sofrimento.

A questão em si, é que muito desse conhecimento ficou perdido em comunidades antigas e ainda hoje, muitas permanecem ignorados por boa parte da população.

Um exemplo disso é a Calêndula, uma flor muito conhecida por sua beleza, mas não por todas as suas propriedades e benefícios para o organismo.

Embora as origens dessa planta não foram precisados, acredita-se que são as regiões circundantes do mar mediterrâneo, o Egito e o sul da Europa. Usada frequentemente como uma flor de cozinha devido à sua muito atraente, a verdade é que a Calêndula oferece muitos benefícios para a saúde e beleza. A calêndula atualmente exerce um importante papel na industria dos cosméticos.

rx_calendula-1

Usos medicinais da Calêndula.

Antes de mais nada, vamos destacar dois dos métodos mais frequentes, em que se pode fazer uso dessa flor.

O primeiro, chá de Calêndula, que pode facilmente ser feito ao se ferver algumas pétalas e folhas em água fervente por uns 10 ou 15 minutos.

A outra maneira de tirar proveito de suas propriedades é misturar duas colheres de sopa de germe de trigo, com pétalas de calêndula, para depois ser aplicada de forma externa na área afetada.

Agora, podemos começar a falar das várias propriedades benéficas da Calêndula, começando desta vez, pelas suas características anti-inflamatórias, já que a infusão de esta flor é perfeita para tratar a gengivite, faringite, amigdalite, as feridas localizadas na boca e úlceras no estômago. Geralmente, nestes casos recomenda-se fazer gargarejo umas 5 vezes por dia para obter o maior lucro.

Para os mais pequeninos da casa, especialmente os bebês, você pode pulverizar áreas afetadas com irritação, o uso de fralda com uma infusão fria de calêndula, que por sua vez servirá como um suavizante para a pele, o que ajudará a reduzir o desconforto rapidamente. De fato, muitos produtos para bebês, como cremes e outros, promovem a utilização desta flor, também conhecida como margarida.

Agora, concentramo-nos nas mães ou mulheres do lar, aqueles que sofrem de desconforto ocasionados por seu ciclo menstrual.

A calêndula serve para reparar os vasos sanguíneos, melhorando a circulação e regularização dos ciclos menstruais irregulares. De fato, o óleo de calêndula pode ser usado como um fungicida íntimo, para tratar infecções leves a área vaginal.

No entanto, se a problemática está diretamente relacionada com problemas digestivos, beber uma infusão de calêndula pode ajudar a reduzir a gastrite, indigestão, azia, entre outros.

Também é recomendável tomar uma xícara de chá de calêndula depois de cada refeição para melhorar a digestão dos alimentos.

Esta planta não costuma ser difícil de conseguir por que introduzir em seu estilo de vida deve ser simples e sem problemas.

Lembre-se, como tudo, usar esses recursos medicinais com moderação, para evitar qualquer tipo de reação negativa no nosso organismo e não hesite em consultar com um especialista sobre a utilização deste medicamento natural para tratar algum dos teus sofrimentos.

Como vos dizemos sempre, o melhor, antes de qualquer tratamento natural é consultar o seu médico de família.

Além disso, a calêndula é um grande aliado para a sua horta ou jardim, já que ajuda a repelir pragas. Repelente de pulgões, percevejos, mosca branca e da mesoderme. Repele o besouro do pino. Pode atrair muitos insetos benéficos para a sua horta.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *